sexta-feira, 1 de junho de 2012

ESTUDO SOCIAL:LAUDO-PARECER SOCIAL-PERÍCIA SOCIAL- RELATÓRIO SOCIAL

ESTUDO SOCIAL- Processo metodológico de especificidade do assistente social, "..que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional"( CFESS, 2007,p.42)

PARECER SOCIAL-é uma das partes que integram o estudo social, onde o assistente social, tomando por base os dados coletados ao longo do estudo social, cuja análise sempre se dá a luz do referencial teórico, é onde o profissional expressa a sua posição técnica de como alguma situação em questão(que gerou o estudo social) poderá ser solucionado(JESUS;ROSA;PRAZERES,2004)

PERÍCIA SOCIAL-A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço social, é chamada de perícia social, recebendo esta denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer. para sua construção o profissional faz uso dos instrumentos e técnicas pertinentes ao exercício da profissão, sendo facultado a ele a realização de tantas entrevistas, contatos,visitas, pesquisa documental e bibliografia que considerar necessárias para análise e a interpretação da situação em questão e a elaboração de parecer. Assim, a perícia é o estudo social, realizado com base nos fundamentos teórico-metodológicos, ético-político e técnico operativo, próprios do serviço social, e com finalidade relacionada a avaliações e julgamento.(CFESS,2007,p.43-44)

RELATÓRIO SOCIAL- É referente a apresentação das atividades desenvolvidas na área de atuação do profissional( visitas domiciliares, informaçoes e providências tomadas, bem como as suas justificativas) Seu conteúdo deve ir além do burocrático, contendo informações relevantes ao processo interventivo, não deve porém somente informar, mas explicitar as razões das ações(encaminhamentos) tomadas ou a serem realizadas. O relatório não se trata de um boletim informativo.(SIkorski, Daniela)

LAUDO SOCIAL-   O laudo resulta de um estudo mais minucioso e aprofundado sobre determinada problemática, que contem um parecer bem fundamentado acerca de determinada problemática atendida pelo profissional.

...O laudo oferece elementos de base social para formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais. Documento RESULTANDO de  PERÍCIA SOCIAL , ele apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada, e o parecer social. NÃO NECESSITA EXPRESSAR DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS DO ESTUDO REALIZADO(salvo exceções).(CFESS, 2007)



LEGAL SABER

ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

O Parecer do LAUDO ,difere do emitido  no relatório em razão da maior visibilidade da análise profissional no corpo do texto. O relatório pode conter descrições ou informações e um parecer relativo ao que foi visto oi observado, nos moldes de "diante do exposto", "considera-se importante"..., o que inclui também possíveis sugestões.

O LAUDO, porém,exige uma análise mais aprofundada, em que a descrição serve de ponto de apoio às inferências do profissional quanto a problemática que está avaliando. Ele precisa ir além do descrito pura e simplesmente. Suas considerações extrapolam o descritivo e situam-se na análise feita. Não basta descrever situações, mas analisá-las à luz de conhecimentos específicos do campo de atuação, com a ponte necessária à identificação de uma ótica do saber.

FONTE:MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: Veras Editora,2003.


Além de tudo, é interessante também saber o que pensam diferentes autores sobre o mesmo assunto, por isso irei postar o pensamento de 4 autores sobre estes assuntos. FIQUE ATENTO!!!

ESTUDO SOCIAL

O que nos diz:
 MIOTO(2001)

Para ela o estudo social é um instrumento para conhecer e analisar a situação vivida por determinados sujeitos ou grupos de sujeitos sociais sobre o qual fomos chamados a opinar(...) consiste numa utilização articulada de vários outros instrumentos(...) entrevistas individuais ou conjuntas, a observação, a visita domiciliar e análise de documentos.


FÁVERO(2003)

Para ela é um processo metodológico específico do serviço social, tem a finalidade de conhecer com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social. Objeto de intervenção profissional(...)

FREITAS(2003)

Para ele o estudo social consiste em coletar dados, a partir de instrumental definido pelo assistente social e interpretar esses dados a partir do referencial teórico elaborando opinião profissional sobre a situação.

MAGALHÃES(2004)

Demanda leituras e conhecimento específico,exige uso de instrumentos apropriados de leituras,análises de tempo para avaliação e elaboração de texto.




PERÍCIA SOCIAL

MIOTO (2001)

Para ela a Perícia Social é um processo através do qual um especialista realiza exame de situações sociais com finalidade de emitir um parecer sobre a mesma. 


FÁVERO(2003)

Para Fávero a perícia social é uma avaliação, exame ou vistoria solicitados ou determinados sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico, é o estudo social realizado com base nos fundamentos teórico-metodologicos, ético-político e técnico operativos próprios do serviço social e com finalidades relacionadas a avaliação e julgamentos.


FREITAS(2003)

Freitas traz a perícia social como um processo pelo qual um especialista assistente social realiza um exame de situações sociais, com a finalidade de emitir um parecer, buscando a solução do caso periciado. é um meio probatório com o qual se intenta obter, para o processo uma manifestação fundada em conhecimentos científicos, técnicos.

MAGALHÃES(2004)

Para Magalhães é um meio de prova consistente no parecer técnico de pessoas habilitada. São espécies de perícia: o exame, a vistoria e avaliação.



AQUI ESTÁ O LINK DO TEXTO ÓTIMO SOBRE ESTE ASSUNTO E QUE TEM MODELOS DE LAUDOS E PARECERES- NÃO DEIXEM D ELER


http://www.amavi.org.br/sistemas/pagina/setores/associal/arquivos/2011/Texto-Oficina-de-Servico-Social-Elaboracao-de-Estudos-e-Parecer-Social.pdf



TEXTO: INSTRUÇÕES SOCIAIS DE PROCESSOS, SENTENÇAS E DECISÕES
CLIQUE ABAIXO

http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8W95x91Vh0eXhsCK46ge.pdf


MODELOS DE LAUDOS SOCIAIS. CLIQUE E V EJA NESSE LINK ABAIXO

http://portalsocial.sedsdh.pe.gov.br/sigas/suasrh/arquivos/2012/modulo07/Modelos_Laudos.pdf

38 comentários:

  1. Olá querida, sou estudante de serviço social e estou terminando o quinto semestre. A cada semestre concluído me convenço cada vez mais de que estou no caminho certo sobre a profissão que eu escolhi. Precisava muito desta leitura "ESTUDO SOCIAL:LAUDO-PARECER SOCIAL-PERÍCIA SOCIAL- RELATÓRIO SOCIAL",contribuiu bastante em meu estudo para a prova... abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom esse conteúdo sou formada já mais não deixo de estuda muito bom.

      Excluir
    2. Alguém tem modelos de relatórios para mim mandar por favor.beijos agradeço

      Excluir
  2. Muito bom... Otimo bem explicito o conteudo

    ResponderExcluir
  3. ótimo, muito bom as informações foram úteis para mim, que estou cursando serviço social.

    ResponderExcluir
  4. Olá Késia!!!
    Qual a importância da documentação no processo de trabalho do assistente social e sua utilização?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kesia!
    As informações fornecidas são muito boas, me ajudaram bastante!
    Estou construindo uma defesa para apresentar ao CFESS, e as informações acima me ajudaram bastante. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu blog, acabei de conhece-lo e estou me deliciando nas informações contida nele!!!

    ResponderExcluir
  8. ÓTIMAS INFORMAÇÕES!
    SOU RECÉM FORMADA E TD NOS AJUDA.OBG

    ResponderExcluir
  9. ola, gostei muito do texto, gostaria de receber modelos de relatorio social e parecer social.

    sheylamustafa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Comecei agora meu curso de Serviço Social, tô amando e esse estudo foi muito significativo.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns késia,seu blog é muito bom,procurando informação achei exatamente na página do seu blog e me ajudou bastante..

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Adorei!as explicações foram bem colocadas, conseguiu passar de forma clara o que cada um deve conter. Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado a todos pelas palavras de carinho!!

    ResponderExcluir
  15. Quero parabeniza-los pela explicação, me esclareceu melhor a diferenças eles. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  16. adorei,está de parabéns
    gostaria de receber modelos de relatórios e laudos social

    cleurismardossantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o conteúdo está claro e objetivo e de fácil entendimento...

    ResponderExcluir
  18. Você saberia responder quem foi que cunhou o termo Perito Judicial para se referir ao profissional Assistente Social.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Você tem modelo de perícia social? Nunca fiz uma e me foi solicitado, gostaria de ver um modelo.

    ResponderExcluir
  20. oi boa noite estou vendo o seu blog e e fantastico estou no 5 periodo e fazendo estagio poderia por favor me mandar algum modelo de estudo social, grata

    ResponderExcluir
  21. Gostaria se possível,receber modelos referente ao assunto abordado.Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Eu gostaria de tirar uma dúvida, eu gostaria de saber quais os elementos que devem constar na elaboração de um parecer ou laudo social? ?alguém me dá essa ajudinha??

    ResponderExcluir